Entre em contato

(61) 3573-6100

CRECI: 22837

18.12.2018

Imóveis no Setor Tradicional de Planaltina podem sofrer usucapião

Mesmo que o processo de regularização esteja pendente, moradores de imóveis particulares situados no Setor Tradicional de Planaltina podem tê-los por usucapião. É o que decidiu a Câmara de Uniformização de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

O usucapião é uma forma de tornar-se proprietário de um bem, por meio do seu uso durante um determinado tempo, sem que haja insurgências ou contestações quanto à essa situação de fato. O instituto jurídico é regulado principalmente pela Constituição Federal e pelo Código de Processo Civil.

O pedido de unificação de entendimento foi feito pelo juiz titular da Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, que vislumbrou a ocorrência de decisões conflitantes sobre o tema no âmbito do TJDFT. No referido caso, os desembargadores entenderam que o incidente deveria ser acolhido e, para fixar a tese mencionada acima, por maioria, chegaram a seguinte conclusão:

“Considerando as razões de fato e de direito até aqui expendidas, é de dessumir não haver na ordem jurídica vigente qualquer impeço, seja de ordem material ou processual, para a admissão das ações de usucapião dos imóveis particulares situados no Setor Tradicional de Planaltina/DF. Destarte, para que seja garantida a isonomia às diversas demandas envolvendo a questão trazida no presente incidente, bem como para que seja observada a segurança jurídica, impõe-se fixar a tese jurídica cabível, para fins de uniformização de jurisprudência”.

Neste caso, foi acolhido o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). O principal objetivo do IRDR é identificar processos que contenham a mesma questão de direito para evitar decisões divergentes dentro do Tribunal.

Fonte: https://crecidf.gov.br/noticias/imoveis-no-setor-tradicional-de-planaltina-podem-sofrer-usucapiao/