Entre em contato

(61) 3573-6100

CRECI: 22837

27.12.2018

5 dicas de como ter uma casa sustentável

Quando se pensa em construções, é inevitável não relacionar a estrutura com eficácia e funcionalidade. Agora isso é possível com as casas sustentáveis, que são locais planejados com o objetivo de gerar o menor impacto ambiental possível, seja na construção do imóvel ou em suas funcionalidades diária.

Embora toda construção, seja ela de qual for, envolve a utilização de recursos naturais, o investimento fica ainda mais atrativo quando se levar em conta o fator ecológico e a economia financeira que esse tipo de moradia proporciona. Sem falar que ainda é possível reformar uma moradia comprada em um local mais próximo da natureza aqui.

Muitas das mudanças ajudam na economia de energia, no melhor funcionamento da casa e na qualidade de vida do morador.

.Dicas de como deixar a sua casa mais sustentável

1. Converse com os vizinhos

É sempre bom avisar os vizinho sobre alterações que forem acontecer no seu imóvel, principalmente se for um apartamento ou se as mudanças forem interferir na rotina dele. Além de que ele pode ajudar ou até embarcar junto na ideia de transformar as casas em ecologicamente corretas.

2. Cuide dos resíduos

Parece algo pequeno, mas separar o lixo e descartá-lo em locais adequados ajuda muito. Em alguns condomínios existe já um sistema de separação de lixo, se esse não for o caso da sua residência, procure postos de coleta seletivas na sua cidade.

3. Aposte em materiais ecologicamente corretos

Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma boa forma de começar. Mas para aqueles que podem modificar a estrutura da casa, construir um telhado verde é uma ótimo opção. Além de funcionar como um isolante térmico, ele ajuda a absorver a poluição.

Experimente também investir em móveis com baixo custo de produção como o Bambu, o material ecológico evita a proliferação de bactérias e evita doenças respiratórias.

4. Utilize a energia solar a seu favor

Grande parte das residências no Brasil dependem de energia elétrica. Sendo assim pode ser instalada em algumas construções os painéis fotovoltaicos, que auxiliam tanto no ponto de vista sustentável, quanto no ponto de vista econômico.

Outro ponto é planejar as áreas dentro da casa para que sejam favorecidas com iluminação natural vinda de portas, janelas e até clarabóias. Sem contar que paredes com cores mais claras refletem a luz deixando os cômodos mais luminoso e fresco.

5. Reduza o consumo de água

Todos sabem que a água é um bem escasso e muito utilizada. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o brasileiro gasta em média 30% da água com descarga. Para driblar esse desperdício, uma prática recomendada pode ser a utilização de um sistema de descarga duplo, métodos de reutilização da água da chuva ou até chuveiros com duchas econômicas (jogam mais ar entre seus jatos de água).

Fonte: http://crecidf.gov.br/noticias/5-dicas-de-como-ter-uma-casa-sustentavel/